BEM-VINDO(A)

Olá, bem-vindo(a) ao meu blog!!! Aqui você encontrará informações sobre a minha carreira, minha história e meus planos futuros, bem como textos relacionados a psicologia e informações sobre eventos, notícias e shows com a minha "FAMÍLIA ORTAÇA".

quinta-feira, 31 de março de 2011

MISSIONEIRO - TIO BILIA

No último final de semana fui a Santo Ângelo acompanhar meu irmão Gabriel Ortaça que fez parte da comissão julgadora do festival "Canto Missioneiro". Tenho uma ligação estreita com a cidade, ela fez parte da minha história, já que estudei 5 anos lá, sendo 4 anos moradora da cidade. Sem falar do fato de sempre ter sido muito bem recebida quando dos shows de meu pai. O pessoal de lá é muito hospitaleiro e não podia ser diferente, povo missioneiro.
Mas bem, na ocasião do festival alguém comentou sobre o vídeo que está no youtube "Missioneiro - Tio Bilia", em que toco gaita no galpão de nossa casa. Sou grande admiradora desse grande talento da gaita de botão, que nos presenteou com obras lindas que refletem a simplicidade do nosso pago missioneiro.
Lembrei também do mestre da cordeona também da terra da catedral, Vilmar Ávila Brittes com quem meu irmão Gabriel teve a felicidade de conviver e aprender.
Pra quem não sabe eu "arranho uma oito baixos", quero dividir com vocês a alegria de tocar "Missioneiro" do tio Bilia...
Um grande abraço...


Letra

Atendendo a pedidos estou colocando aqui no blog a letra da música "Pra os Nossos Pais".
Por favor, continuem ajudando com o conteúdo do blog, sugerindo o que querem ver ou ler aqui!
marianitaortaca@hotmail.com

Um abraço!!!!!

PRA OS NOSSOS PAIS
Letra: Nenito Sarturi
Música: Leonardo Sarturi e Marianita Ortaça
Aos nossos pais o que dizer agora
Parece um sonho que chegou a hora
De expressar a nossa gratidão
Pois as palavras apesar do estudo
Não são capazes de dizerem tudo
O que guardamos junto ao coração.

Por isso mãe, hoje quero beijar-te
Por isso pai, hoje quero abraçar-te
Com toda força que me resta ainda
Com meu olhar vou sussurrar baixinho
Agradecendo por todo carinho
Por esse amor, por toda minha vida.

Pai!!! Mãe!!!
Quero dizer que eu os amo tanto!
Por quantas vezes segurei meu pranto
Mas este canto eu não seguro mais.
Mãe... Pai...
Minhas palavras passarão com o tempo
Mas essa imagem do meu pensamento
Tenham certeza, não se irá jamais.

Lembro lições que aprendi em casa
Que me fizeram bater minhas asas
Abrindo atalhos para o meu saber.
Idas e vindas ao longo dos anos
Tempo de sonhos, de lutas e planos
Que ainda hoje me fazem crescer.

Lembro também de tantos sacrifícios
Pra me livrar das ilusões e vícios
Me ensinar os caminhos do bem.
Lembro de tantas renuncias na vida
Pra me amparar me dando guarida
Pra que eu viesse um dia a ser alguém.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Amigo Virtual

Gostaria de fazer um agradecimento especial a um amigo virtual, o Heitor Fagundes. Ele tem me dado um costado com dicas de configurações, informações, ajuda com o meu recente blog.
Não conheço o Heitor pessoalmente, mas a internet - essa ferramente de comunicação maravilhosa - e a admiração que ele tem pelo trabalho do meu pai e de minha família fez com que nos tornassemos amigos virtuais.
O Heitor além de dentista na grande Porto Alegre, é baterista. Abaixo vai o blog dele:
http://heitorfagundesbatera.blogspot.com/

"NÃO DISCUTA A RELAÇÃO"

Boa Noite amigos que visitam meu blog...
Hoje estou aqui para falar de um assunto que interessa muito, a muitas pessoas:  RELACIONAMENTO amoroso...as mulheres geralmente a-d-o-r-a-m falar disso e os homens não são muito chegados a uma conversa mais tensa (pelo menos tensa para eles) a famosa “discussão de relação”.
É de um livro chamado “Não discuta a relação” dos autores Patricia Love e Steven Stosny (um sucesso de vendas) que vou falar...
Bem, esse livro me foi indicado por uma colega de faculdade a uns dois anos atrás, quando falávamos de relacionamentos e terapia de casal – essa colega optou pela área de psicoterapia de família e de casais -, mas naquela época eu não tinha tempo para ler esse livro por motivo de outras leituras essenciais da graduação.
O livro segue a linha do não menos famoso “ Porque os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor”, mas focando mais no discutir a relação.
“Não discuta a relação” está longe de trazer benefícios como a terapia de casal, aliás o livro tem característica de auto-ajuda, mas dá pra ter uns insights legais, dá pra refletir sobre situações comuns entre casais que as vezes geram um turbilhão de emoções desnecessárias, a famosa “tempestade em copo d’água”. O que devemos fazer primeiramente é diferenciar o cérebro do homem e da mulher e saber que o homem, em geral, é mais racional do que emocional. Então, mulheres, não adianta tentar entender os homens a partir de nossos sentimentos, a evolução da espécie nos fez biologicamente, geneticamente distintos, embora ambos os sexos sejam igualmente inteligentes.
O livro nos faz entender diferenças básicas entre os sexos, que geram desconforto e desentendimentos, por exemplo, o homem inconscientemente tem em si um sentimento preponderante que é a vergonha e a mulher medo/ solidão. Gostaria de lembrar que o que se fala aqui é do modo geral, há exceções.
Em resumo, quando se discute a relação o homem vê nas queixas da mulher (queixas essas geradas pelo medo, solidão inconsciente) um motivo para sentir vergonha, ou seja, para o homem protetor se a mulher está infeliz na relação é pelo fato de ele não estar protegendo-a, estar fracassando. Os significados das palavras podem soar muito diferentes para o homem e para a mulher. No momento da discussão o homem pode ouvir:  “blábláblá, você é um fracasso” e se sentir envergonhado . A mulher pode ouvir:  “blábláblá você não me ama, pode até me machucar” .
 Isso se explica desde a infância. O homem é competitivo e racional, é instigado a competir e ganhar desde muito pequeno. A menina pode até ser, mas se ganhar vai ter que considerar os sentimentos da menininha que perdeu pra ela. A mulher tem a vantagem de conseguir pensar com as duas partes do cérebro “razão e emoção”, habilidade essa mais difícil para os homens. Porém o homem tem mais capacidade de concentração em uma coisa só, já a mulher, faz 3, 4 coisas ao mesmo tempo.
Eu ainda não acabei de ler o livro, mas fica a dica para quem gosta do assunto ou esteja passando por um momento de desentendimento em seu relacionamento amoroso. Como eu disse anteriormente, o livro não é psicoterapia, devemos pensar sempre que por trás de um relacionamento que vai mal, existem dois indivíduos, com vidas, vivências diferentes, quem sabe traumas que vão desencadear em uma relação não saudável e isso, pode ser trabalhado somente em psicoterapia. Mas  é uma leitura gostosa e interessante a do “Não discuta a relação” e dá pra gente ter uma noção divertida do reflexo de discutir a relação para cada uma das partes do casal: o homem e a mulher!
[a ser concluído]


segunda-feira, 28 de março de 2011

Meus pais

Para complementar o post abaixo, quero compartilhar com vocês fotos de meus pais no momento de minha formatura...

Eu e minha mãe Rose, logo após a colação!

Pedro, meu pai, também após a colação!

E essas fotos abaixo foram feitas pela fotógrafa Bárbara Rigo, uma profissional competente e muito querida...




Um grande abraço e um beijo, continuem visitando meu blog....Obrigada!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Vídeo da música "Pra os nossos pais"

Este vídeo é para todos os formandos que sentiram ou irão sentir toda a emoção do momento da colação de grau e uma grande vontade de expressar a gratidão por seus pais. Para estes que nos criaram, nos deram amor e nos apoiaram nos estudos. Muito muito obrigada! "Pra os nossos pais" é pra vocês!
Essa música foi apresentada no dia 21 de janeiro de 2011 no momento da colação de grau em Psicologia da 13ª turma da URI - Santo Ângelo. Foi a minha emocionante colação de grau, um sentimento único. A homenagem foi inédita em nome de toda turma de formandos.
Letra: Nenito Sarturi
Melodia: Leonardo Sarturi e Marianita Ortaça