REQUERIMENTO
O Vereador que o presente subscreve integrante da Bancada do P D T com assento nesta Casa, REQUER após ouvido o Colendo Plenário e a sua concordância que a Casa organize observando a legislação pertinente, SESSÃO SOLENE de que trata o Art. 109 do Regimento Interno, para homenagear o músico, cantor e compositor São-luizense PEDRO ORTAÇA, observando-se para tanto a seguinte JUSTIFICATIVA:
Justifica-se tal solicitação, tendo em vista a oportunidade de homenagear um artista São-luizense, face aos inestimáveis serviços prestados divulgando o Município de São Luiz Gonzaga e a Arte Musical Missioneira aqui produzida, para toda a região, para o Estado do Rio Grande do Sul, para o Brasil e no exterior.
Levou o nosso nome e sua música para a Argentina , Paraguai e Uruguai e também para onze estados brasileiros, apresentado-se em centenas de locais de grande expressão cultural e política, tais como a Esplanada dos Ministérios em Brasília e o Fórum Social Mundial 2005.
Na Cidadania e premiações, entre outras destacamos as mais significativas, tais como Cidadão de São Miguel das Missões, Comenda Sepé Tiaraju do Município de São Luiz Gonzaga, Membro honorário do Rotary Clube, Premio Vitor Mateus Teixeira conferido pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Troféu Guri da RBSTV e Rádio Gaúcha, Título de Mestre das Culturas Populares do Ministério da Cultura, Troféu Ouro das Missões, troféu Contra Todos os Ventos, Medalha Farroupilha da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira.
Ao Senhor Vereador
Junaro Rambo Figueiredo
MD Presidente da Câmara Municipal
São Luiz Gonzaga(RS)
CAMARA DE VEREADORES DE SÃO LUIZ GONZAGA
DEFESA DO REQUERIMENTO EM HOMENAGAEM
A PEDRO ORTAÇA
VEREADOR ENDERSON ROCHA DE MORAIS
31 DE OUTUBRO DE 2011.
- A Câmara de Vereadores eventualmente é apontada em cuidar demasiadamente das homenagens às pessoas, mas penso que é uma responsabilidade desta casa legislativa não deixar cair no esquecimento as personalidades que de alguma forma promovem o município de São Luiz Gonzaga fora das suas fronteira ou participam do seu crescimento dentro das suas fronteiras.
- No caso especifico da homenagem que estou requerendo, fico muito a vontade para isso fazer porque fiz uma indicação que tenho a certeza é unanimidade em todos os seguimentos que compõem a nossa comunidade, assim fosse possível em nossas ações fazer só acertos como esse que estou fazendo ao requerer essa homenagem para Pedro Ortaça.
- Independente das justificativas descritas no requerimento, onde nem tudo é possível descrever tendo em vista a riqueza e a grandeza da historia que Pedro Ortaça e sua família já escreveram para o engrandecimento da cultura musical missioneira, sendo necessário relembrar sempre que toda essa historia está sendo escrita aqui em São Luiz Gonzaga com a divulgação permanente da nossa terra na região, no estado, no país e no exterior.
- Temos também a tranqüilidade de saber que Ortaça defende em suas aparições públicas os quatro troncos da cultura missioneira, afirmação feita por Jayme Caetano Braum, para citar junto com ele o Ortaça, o Cenair e o Noel Guarany. Para a nossa tranqüilidade, Ortaça também está fazendo o seu inventário cultural em vida, ou seja, transferindo seu patrimônio cultural para seus filhos Gabriel, Betinho e Marianita que já estão e continuarão defendendo tudo o que foi produzido e conservado até agora na identidade da cultura missioneira.
- Não quero alongar-me nessa defesa pois não é necessário faze-la, por isso encerro lembrando que todas essas ações que citei estão seguramente ancoradas no trabalho anônimo e permanente da dona Rose, administrando todos os interesses dos seus artistas, da sua família e agigantando-se na preservação da vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário