BEM-VINDO(A)

Olá, bem-vindo(a) ao meu blog!!! Aqui você encontrará informações sobre a minha carreira, minha história e meus planos futuros, bem como textos relacionados a psicologia e informações sobre eventos, notícias e shows com a minha "FAMÍLIA ORTAÇA".

domingo, 27 de novembro de 2011

Esmeralda Canta José Mendes

ste final de semana estivemos em Esmeralda, terra de José Mendes, onde é realizado o festival "Esmeralda Canta José Mendes". Pela primeira vez visitamos aquela terra e pela primeira vez eu tive um contato maior com a história de José Mendes, ao visitar seu Memorial, um lugar muito bonito e que particularmente me causou muita emoção. A arquitetura do local é linda e significativa, trata-se de um violão pela metade, que representa a carreira do cantor que foi interrompida. Ver pertences do cantor, sua gaita, sua viola, as reportagens de jornais que diziam do sucesso enorme que ele fazia por esse Brasil à fora, um rapaz simples, humilde que encantou tantas pessoas com seu talento e alegria, as fotos, a triste  notícia de sua morte trágica - que dizia do fim de sua carreira e que ele deixava sua esposa e seu filho de 2 anos de idade -,a caixa onde colocaram seus restos mortais para trazer até o memorial, seu túmulo...

Chegando ao Memorial








Túmulo de José Mendes dentro do memorial!


A noite, no show ouvi meu pai contar coisas à respeito de José Mendes... que havia cantado com ele em algumas ocasiões, etc.

Quando o Gabriel Ortaça Ortaça homenageou os irmãos de José Mendes e seu filho que estavam lá.
ouvi com surpresa quando falou que alí estava a "Florência", irmã de José Mendes. Na verdade eu não sabia que aquela música havia sido feita para sua irmã e, eu simplesmente adoro, vivo cantarolando aqui em casa "Cheeeeee Florência"...e a Florência é maravilhosa, retrata a alegria e simplicidade da música, e aí está ela na foto comigo!
Irmãos de José Mendes!!!! - Roberto Mendes e Esposa me presentearam com o filme Não aperta Aparício!!!Adorei conhecê-los..


Chê Florência, quero lhe falar
Vem cevar meu mate, Florência, vamos descansar.
Olha o nosso campo, Florência, dá gosto de ver
Tem tudo plantado, e o que tem dado dá pra viver;
Temos lá no pasto, Florência, de bom parecer,
Animal de monta e vaca leiteira para escolher.
Olha a nossa casa, Florência, já se esvaziou
Pois a filharada, toda formada já se arrumou;
Trabalhamos tanto, Florência pra ver tudo assim -
E o mais bonito foi nosso amor que não teve fim.

5 comentários:

  1. Olá.
    Muito interessante esse Memorial.
    Deveria ser mais divulgado.
    Às vezes deixamos de conhecer ótimos artistas por falta de divulgação. É o que ocorre também com artistas catarinenses.
    No mais, admiro a Família Ortaça, que justamente faz o trabalho de divulgação digno da região das Missões, a qual eu ainda não tive a oportunidade de conhecer.
    Sucesso,
    Josiane Olga Kammer - Blumenau/SC.

    ResponderExcluir
  2. Esperamos q tenha outros anos o festival, não podemos ir este ano pois estavamos moídos do ENART, mas queremos ir no próximo.

    Jeandro @cultura_gaucha

    ResponderExcluir
  3. Olá Josiane!
    Muito obrigada!
    Venha conhecer as Missões, você vai gostar e, passe aqui na nossa casa tomar um mate!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Que pena Jeandro!
    Mas não vai faltar oportunidade, pelo jeito o festival ainda vai acontecer durante muitos anos. É mais um atrativo para o povo de Esmeralda. As pessoas que vão podem, ao mesmo tempo, conhecer o memorial e ouvir boa música no evento!
    Abração

    ResponderExcluir
  5. parabéns, sou grande fã desse icone da música gaúcha que nem conheci mais aprendi a reverenciar por meu pai ser grande fã. Espero um dia conhecer esse memoria. abraço

    ResponderExcluir