BEM-VINDO(A)

Olá, bem-vindo(a) ao meu blog!!! Aqui você encontrará informações sobre a minha carreira, minha história e meus planos futuros, bem como textos relacionados a psicologia e informações sobre eventos, notícias e shows com a minha "FAMÍLIA ORTAÇA".

quarta-feira, 30 de março de 2011

"NÃO DISCUTA A RELAÇÃO"

Boa Noite amigos que visitam meu blog...
Hoje estou aqui para falar de um assunto que interessa muito, a muitas pessoas:  RELACIONAMENTO amoroso...as mulheres geralmente a-d-o-r-a-m falar disso e os homens não são muito chegados a uma conversa mais tensa (pelo menos tensa para eles) a famosa “discussão de relação”.
É de um livro chamado “Não discuta a relação” dos autores Patricia Love e Steven Stosny (um sucesso de vendas) que vou falar...
Bem, esse livro me foi indicado por uma colega de faculdade a uns dois anos atrás, quando falávamos de relacionamentos e terapia de casal – essa colega optou pela área de psicoterapia de família e de casais -, mas naquela época eu não tinha tempo para ler esse livro por motivo de outras leituras essenciais da graduação.
O livro segue a linha do não menos famoso “ Porque os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor”, mas focando mais no discutir a relação.
“Não discuta a relação” está longe de trazer benefícios como a terapia de casal, aliás o livro tem característica de auto-ajuda, mas dá pra ter uns insights legais, dá pra refletir sobre situações comuns entre casais que as vezes geram um turbilhão de emoções desnecessárias, a famosa “tempestade em copo d’água”. O que devemos fazer primeiramente é diferenciar o cérebro do homem e da mulher e saber que o homem, em geral, é mais racional do que emocional. Então, mulheres, não adianta tentar entender os homens a partir de nossos sentimentos, a evolução da espécie nos fez biologicamente, geneticamente distintos, embora ambos os sexos sejam igualmente inteligentes.
O livro nos faz entender diferenças básicas entre os sexos, que geram desconforto e desentendimentos, por exemplo, o homem inconscientemente tem em si um sentimento preponderante que é a vergonha e a mulher medo/ solidão. Gostaria de lembrar que o que se fala aqui é do modo geral, há exceções.
Em resumo, quando se discute a relação o homem vê nas queixas da mulher (queixas essas geradas pelo medo, solidão inconsciente) um motivo para sentir vergonha, ou seja, para o homem protetor se a mulher está infeliz na relação é pelo fato de ele não estar protegendo-a, estar fracassando. Os significados das palavras podem soar muito diferentes para o homem e para a mulher. No momento da discussão o homem pode ouvir:  “blábláblá, você é um fracasso” e se sentir envergonhado . A mulher pode ouvir:  “blábláblá você não me ama, pode até me machucar” .
 Isso se explica desde a infância. O homem é competitivo e racional, é instigado a competir e ganhar desde muito pequeno. A menina pode até ser, mas se ganhar vai ter que considerar os sentimentos da menininha que perdeu pra ela. A mulher tem a vantagem de conseguir pensar com as duas partes do cérebro “razão e emoção”, habilidade essa mais difícil para os homens. Porém o homem tem mais capacidade de concentração em uma coisa só, já a mulher, faz 3, 4 coisas ao mesmo tempo.
Eu ainda não acabei de ler o livro, mas fica a dica para quem gosta do assunto ou esteja passando por um momento de desentendimento em seu relacionamento amoroso. Como eu disse anteriormente, o livro não é psicoterapia, devemos pensar sempre que por trás de um relacionamento que vai mal, existem dois indivíduos, com vidas, vivências diferentes, quem sabe traumas que vão desencadear em uma relação não saudável e isso, pode ser trabalhado somente em psicoterapia. Mas  é uma leitura gostosa e interessante a do “Não discuta a relação” e dá pra gente ter uma noção divertida do reflexo de discutir a relação para cada uma das partes do casal: o homem e a mulher!
[a ser concluído]


Nenhum comentário:

Postar um comentário